Meu Twitter

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Óleo de Abacate


Óleo de Abacate
Óleo de Abacate

Ainda pouco utilizado no Brasil, o óleo de abacate proporciona muitos benefícios à nossa saúde. Entre eles, a prevenção de doenças do coração e da próstata, o controle da glicemia, auxiliando no tratamento do diabetes, assim como na proteção aos olhos, pele e cabelos. Além disso, reforça a imunidade e auxilia no emagrecimento.


O abacate é uma fruta rica em proteínas, vitaminas A, C e E; ácido fólico e potássio. O abacate é conhecido por ser uma fruta calórica e repleta de gorduras. No entanto, essas gorduras são boas e ajudam a controlar o nível de triglicérides e colesterol ruim.

O óleo obtido a partir do abacate é muito rico em nutrientes. A extração do óleo de abacate ocorre por meio de centrifugação dos frutos quando maduros, isto é, quando estão com consistência mole — exatamente o momento em que apresentam teores mais elevados de óleo.

Características do Óleo de Abacate
A acidez do óleo de abacate é inferior a 1%. O óleo de abacate possui em sua composição várias substâncias medicinais. Entre as mais ativas temos lecitinas, fitoesteróis (beta-sitosterol especialmente), gorduras monoinsaturadas, vitamina A e um alto teor de vitamina E (quase o dobro presente no óleo de semente de uvas). O óleo é composto também de aminoácidos, como glutamina, que tem ação antioxidante, inibindo a formação de radicais livres, que desorganizam o núcleo das células.

Óleo de Abacate

Benefícios do Óleo de Abacate
A má digestão leva à azia, quantidade anormal de gás e inchaço. O óleo de abacate possui minerais, vitaminas e ácidos graxos monoinsaturados que ajudam no bom funcionamento do aparelho digestivo.
Devido à presença de gorduras monoinsaturadas, auxilia na redução do LDL (colesterol “ruim”) e no aumento do HDL (colesterol “bom”).
Por ser rico em beta-sitoesterol, molécula semelhante ao colesterol, atua na diminuição de absorção de colesterol no intestino, além de atuar na membrana das células diminuindo a recaptação do colesterol.
A presença de beta-sitosterol colabora para a saúde do coração, equilibrando o colesterol, além de auxiliar no tratamento de hipertrofia prostática, ajudando a reduzir o risco de câncer de próstata.
A vitamina E do óleo de abacate é uma ótima substância com poder antioxidante e ajuda na prevenção de rugas e no envelhecimento precoce da pele.
Pode atuar como importante interventor vascular através da alteração das membranas de células cardíacas e renais.
O óleo de abacate também pode ser usado no tratamento de dermatite, inflamações na pele, queimaduras, acne, psoríase e na aceleração da cicatrização em geral. É um óleo comum no tratamento pós-cirúrgico, prevenindo marcas e formação de queloides.
O óleo de abacate tem as propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aumentar o crescimento e reparação de cartilagem. Pesquisa indicam que a combinação de óleo de soja e de abacate ajudam no tratamento dos sintomas de osteoartrite da anca e do joelho.
Quando adicionado a saladas ricas em licopeno e betacaroteno (tomate e cenoura, por exemplo), potencializa a absorção dessas substâncias.
O óleo de abacate ajuda a baixar a pressão arterial. O estudo realizado em animais de laboratório mostra que o óleo de abacate modificou o nível de ácido graxo essencial em rins, regulando a pressão sanguínea.
Benefícios do Óleo de Abacate para o Homem
O óleo age reduzindo a dilatação da próstata (hiperplasia prostática), prevenindo e ajudando no tratamento do câncer de próstata. Ele faz isso através de uma ação específica sobre o fígado, inibindo a enzima 5-alpha reductase, que age reduzindo a testosterona a dihidrotestosterona (DHT). Esta queda da testosterona e sua conversão a DHT ocasiona uma série de problemas. A ligação do DHT a receptores androgênicos na próstata tende a ocasionar dilatação da próstata, queda de cabelo, problemas vasculares e possibilidade de impotência sexual.

Benefícios do Óleo de Abacate para a Mulher
Ele também age positivamente na mulher causando um efeito anti-estrogênico, diminuindo a ligação do DHT a receptores de estrógenos. Isso previne os efeitos indesejados dos níveis altos de estrógenos no corpo como o desenvolvimento de ginecomastia, retenção de líquidos e aumento do peso, especialmente nas fases da TPM.

Óleo de Abacate
Consumo do Óleo de Abacate
Uma colher de sopa por dia já é o suficiente. Se possível, divida essa quantidade pelo menos 2 vezes ao dia. (2 colheres de sobremesa não muito cheias). Cuidado para não ultrapassar essa quantidade pois o excesso do óleo pode irritar a mucosa do estômago.

Cuidados
Não é recomendado para gestantes e lactantes, pois ainda não se sabe os efeitos do beta-sitoesterol no desenvolvimento dos bebês.

Óleo de Abacate

Óleo de Abacate para Pele e Cabelos
Rejuvenesce a pele seca: A vitamina E tem quase tudo que é necessário para rejuvenescer a pele seca. Na verdade, esta é uma das substâncias mais importantes para a saúde da pele. O óleo de abacate é rico em vitamina E e é seguro para uso como tratamento diário. É também possível criar uma mistura desse óleo com outras substâncias, tais como o óleo essencial de gerânio ou óleo essencial de lavanda. As adições de tais substâncias não altera a estrutura química do óleo de abacate.
Hidratante Facial: A função mais popular do óleo de abacate é a hidratação facial. A casca da fruta contém umectantes e você pode massagear a pele facial com o lado interno desta casca para ajudá-la a manter sua condição de umidade. É melhor aplicar este tratamento antes de dormir e deixar o óleo agir no seu rosto durante a noite. Na manhã seguinte, lave o rosto normalmente.
Tratamento do couro cabeludo seco: Para este tratamento, o óleo de abacate trabalha em pleno potencial quando misturado com óleo de rícino (óleo extraído da mamona). Misture 1 colher de sopa de óleo de abacate e 1 colher de sopa de óleo de mamona. Em seguida, aqueça a mistura. Use-o para massagear sua cabeça antes de dormir e deixe durante a noite. A mistura vai penetrar através de eixo do cabelo e também fornecerá nutrientes essenciais para o couro cabeludo. Lembre-se de lavar o cabelo com shampoo pela manhã. Além de útil para o couro cabeludo seco, este tratamento pode ajudá-la a se livrar de alguns problemas de cabelo, como a caspa.
Reduz os sinais de envelhecimento da pele: Mais uma vez, a vitamina E desempenha o papel mais importante. É um poderoso antioxidante que combate os radicais livres fortemente.
Óleo de Abacate

Receita de Máscara Facial de Abacate
Você vai precisar de ¼ de abacate para fazer essa receita de máscara.

Esmague a fruta até que se torne um creme.
Acrescente uma colher de sobremesa de óleo de abacate e misture.
Com a pele limpa, aplique a mistura.
Deixe a máscara agir durante 20 minutos para permitir a sua penetração nas camadas da pele.
Em seguida enxágue o rosto com água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordo, Não concordo, Importante,