Meu Twitter

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Cuidados com a Gengiva


Cuidados com a Gengiva

Cuidados com a Gengiva

Você costuma cuidar das suas gengivas? A prevenção de doenças da gengiva — também chamadas de periodontopatia — é fundamental para nossa saúde. Ter saúde bucal é importante tanto na aparência, autoestima, como na saúde geral de seu corpo. Além disso, uma boca saudável é também aquela que proporciona uma boa mastigação — que consequentemente trará uma boa digestão e uma melhor absorção dos nutrientes.

Placa Bacteriana

Na boca existem bactérias que ficam juntas e formam a chamada placa bacteriana. A placa bacteriana é a principal causa de cáries e das doenças da gengiva (gengivite e periodontite).

A placa bacteriana é uma película transparente que se forma sobre a superfície dos dentes e ao redor da linha das gengivas. Ela é composta por uma colônia de bactérias que decompõem o açúcar e os restos alimentares acumulados, produzindo ácidos que atacam os dentes e a gengiva.

Gengivite

Gengivite é uma inflamação da gengiva. A causa direta da doença é a placa bacteriana — aquela película viscosa e incolor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva.

Se a placa não for removida pela escovação e uso do fio dental diário, ela produz toxinas (ácidos) que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite. Neste estágio inicial da doença gengival, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes.

Os sintomas clássicos da gengivite incluem gengiva vermelha, inchada e sensível que pode sangrar durante a escovação. Outro sintoma é o recuo ou retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada. A doença gengival pode formar bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa. Algumas pessoas têm mau hálito frequente ou sentem gosto ruim na boca, mesmo se a doença não estiver em estágio avançado.

Como posso prevenir a gengivite?

Uma boa higiene bucal é essencial. A limpeza profissional também é extremamente importante, pois uma vez que a placa se acumule e endureça (ou torne-se tártaro), apenas o dentista pode removê-la.

Cuidados com a Gengiva
Tratamento e Prevenção

Escovação correta e uso apropriado do fio dental para remover placa e restos de alimentos
Alimentação correta para garantir nutrição adequada
Evitar cigarros e outras formas de tabaco
Ir ao dentista regularmente
Periodontite

A placa bacteriana, com o tempo, poderá se mineralizar, formando o chamado tártaro ou cálculo gengival. Juntos, a placa e o tártaro deslocam as gengivas através da destruição das fibras gengivais. Se não for tratado, a estrutura óssea que sustenta o dente poderá se comprometer e, em longo prazo, poderá ocorrer a perda do elemento dental. Esse abalo da estrutura óssea é denominado de periodontite.

São sinais da periodontite:

Inflamação persistente
Reabsorção (perda) óssea
Presença de bolsas periodontais
Presença de pus
Mau hálito
Na periodontite dificilmente o paciente vai sentir dor. Justamente por este motivo, não se percebe a destruição que está ocorrendo durante este processo. Só se percebe quando algum dente envolvido nesta condição começa a apresentar mobilidade, ou seja, quando o dente fica mole.

Cuidados com a Gengiva
Como Cuidar da Gengiva

Higienização da Boca

Para a prevenção da cárie e da doença periodontal (gengivite e periodontite), é necessário que se faça uma completa remoção da placa bacteriana, através de uma correta escovação. Para higienização, é recomendado consultar o dentista para informar-se qual a melhor escova dental para cada caso. A escovação deve ser feita de 2 a 3 vezes ao dia.

Fio Dental

O uso do fio dental é essencial, pois remove a placa bacteriana e alimentos que ficam entre os dentes e abaixo das gengivas, onde a escova não pode alcançar. Utilize o fio dental uma vez ao dia.

Utilize o fio dental da seguinte forma: Enrole aproximadamente 50 cm de fio dental nos dedos médios, segurando-o com o polegar e o indicador. Passe o fio dental esticado entre os dentes, nos sentidos horizontal e vertical alternadamente. Penetre um pouco o fio na gengiva e deslize-o em movimentos suaves. Logo no início, passar o fio dental pode parecer um tanto incômodo. Mas insista! Com apenas um pouco de paciência e um pouco de prática, isto se tornará tão natural como escovar os seus dentes.

Cremes Dentais

Como auxiliar na escovação temos as pastas dentais. Estudos na literatura científica demonstraram que a efetividade da remoção de placa bacteriana é 70% maior quando se usa as pastas dentais. A escolha de uma pasta dental é muito importante, mas sempre siga a orientação do seu dentista para saber qual é recomendada.

Enxaguatórios Bucais

Como auxiliar também na escovação, existem os enxaguatórios bucais, que devem ser utilizados durante o tratamento odontológico, de acordo com a prescrição feita pelo dentista e que, de acordo com o quadro clínico, orientará quanto à forma e ao tempo de uso.

Os enxaguatórios bucais são substâncias químicas que atuam nas bactérias presentes na cavidade bucal, sendo utilizados para auxiliar no controle e na redução da formação da placa bacteriana.

Caso não esteja fazendo um tratamento, os enxaguantes bucais devem ser usados com critério, de 2 a 3 vezes por semana.

Além disso, é importante frisar que os enxaguatórios são produtos coadjuvantes no combate à placa bacteriana. Eles não substituem de maneira alguma o uso da escova de dentes e nem o fio dental!

Cuidados com a Gengiva
Alimentação

A dieta é muito importante para a prevenção de doenças gengivais, além de ser essencial na nutrição dos maxilares, tecidos gengivais e dentes.

O excesso de açúcares e bebidas ácidas, como os refrigerantes, podem desmineralizar os dentes. O açúcar também colabora significativamente na formação da placa bacteriana. Portanto a ingestão do açúcar (carboidratos) deve ser controlada. Caso coma muito doce, o ideal é fazer uma escovação para evitar que esse açúcar fique na boca por muito tempo.

Visita ao dentista

Essa é a maior prevenção que se pode fazer, pois o dentista vai fazer uma avaliação completa para saber a condição da sua saúde bucal.

A limpeza dental (profilaxia) realizada pelo dentista no consultório odontológico é extremamente importante, pois caso a placa bacteriana se acumule e endureça na superfície do dente, formará o tártaro e apenas o dentista poderá removê-la.

Cuide da sua gengiva e de seus dentes, sua saúde agradece!