Meu Twitter

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Como usar a Cúrcuma?


Como usar a Cúrcuma?

Como usar a Cúrcuma?
Sempre ouvimos promessas de alimentos milagrosos na Internet; substâncias que fazem maravilhas por nossa saúde. Eu não acredito que um alimento sozinho (seja lá qual for) faça milagres: o que faz bem é a inclusão de vários desses alimentos funcionais para melhorar a saúde. Nessa ideia, a minha dica é também incluir a cúrcuma, pois ela deve melhorar seu bem-estar no seu dia a dia.

A cúrcuma (ou açafrão da terra) é da mesma família do gengibre e com grande diferença na coloração.

O principal destaque que eu dou para a cúrcuma é o poder anti-inflamatório. Se usada com frequência, pode ser muito eficaz para tratar várias doenças inflamatórias.

Outros benefícios:

Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer
Melhora a função cerebral e diminui o risco de Alzheimer
Melhora a imunidade
Ajuda a desintoxicar o fígado
Melhora a digestão
Possui ação antioxidante
Reduz o risco de doença cardíaca
Se tiver interesse em conhecer detalhes, saiba mais sobre a cúrcuma e suas propriedades.

Como usar a Cúrcuma?

Pode ser usada em cápsulas, a raiz in natura ou em pó. Se você nunca tomou a cúrcuma, comece com uma dose pequena e vá aumentando aos poucos.

A forma mais fácil de encontrar é a em pó, que você encontra em qualquer supermercado. A dose padrão é de 1,5g de cúrcuma que equivale a uma colher de chá rasa de cúrcuma pura.

Como usar a Cúrcuma?
Qual a forma mais eficiente de tomar a cúrcuma

A melhor maneira de tomar a cúrcuma é junto com pimenta e alguma gordura. Esses dois itens aumentam a biodisponibilidade em até 2000%, ou seja, potencializam a absorção em 20 vezes mais.

A cúrcuma tem fraca biodisponibilidade devido ao seu rápido metabolismo no fígado. A pimenta ajuda a melhorar a absorção de todos os nutrientes que a cúrcuma oferece. Você pode usar a pimenta do reino ou a pimenta caiena.

Eu tomo uma colher rasa de chá de cúrcuma, um pouquinho de pimenta e uma colher de sopa de óleo (pode ser de gergelim, coco, oliva…). Eu uso o óleo de abacate.

Essa dose pode ser dividida em até 3 vezes por dia, mas eu acabo concentrando tudo de uma vez só, senão acabo esquecendo de tomar depois :). Melhor tomar junto com as refeições.

Posso usar a cúrcuma na comida?

Outra maneira de usar a cúrcuma é na comida. Alguns especialistas dizem que ao entrar em contato com o calor da comida, ela perde um pouco a eficiência, por isso, o ideal é usar na finalização dos pratos e sempre com uma pimentinha.

E você, costuma incluir a cúrcuma no seu dia a dia?