Meu Twitter

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Tratamento para Rinite


Tratamento para Rinite

Tratamento para Rinite

O nariz é a porta de entrada para o ar e substâncias carregadas por ele, e tem a função de filtrar as impurezas, além de umidificar e aquecer o ar que vai chegar aos pulmões.

A rinite alérgica é uma reação imunológica do corpo a partículas inaladas que são consideradas estranhas (alérgenos). O indivíduo alérgico tem uma reação exagerada a esses alérgenos: seu sistema imunológico reage de forma intensa na tentativa de defesa do organismo. Essa característica normalmente é transimitida geneticamente.

Poeira, pólen e alguns alimentos são substâncias que podem causar alergia. Aqui no Brasil a poeira domiciliar é o fator de risco mais importante. Ela é constituída por descamação da pele humana e de animais, por restos de pelos de cães e gatos, restos de barata e outros insetos, fungos, bactérias e por ácaros, organismos microscópicos da família dos aracnídeos.

Além disso, a rinite também pode ser causada por vírus e é muito comum no outono, inverno e início da primavera. Ela chega muitas vezes associada ao resfriado. Quando de origem viral ou bacteriana, é contagiosa. Nesses casos, é transmitida por espirros, tosse (transmissão por gotículas) ou mesmo durante um aperto de mão.

Na crise de rinite, a pessoa apresenta obstrução nasal, coriza, espirros e coceira no nariz. Esses sintomas ocorrem porque há um processo infeccioso nas vias respiratórias superiores, principalmente na mucosa nasal.

Tratamento para Rinite
Como Tratar a Rinite?

Higiene Ambiental. A forma mais simples de tratar alergia é evitar o contato com a substância que desencadeia os sintomas. Então, supondo que a causa da rinite sejam os ácaros por exemplo, é importante manter a casa ventilada, tapetes e cortinas sempre limpos, e assim por diante.
Um dos tratamentos mais comuns para a rinite são os anti-histamínicos, que melhoram os sintomas. Os vasoconstritores locais (à base de xilometazolina) também tratam eficazmente os sintomas da rinite. São utilizados sob a forma de sprays quando o nariz está entupido.
Descongestionantes nasais e corticosteroides: são medicamentos usados para tratar uma crise rinite alérgica. Medicamentos à base de corticosteróides aplicados no nariz são prescritos para tratamento a longo prazo, e tem o objetivo de melhorar a respiração nasal e evitar ou amenizar as crises.
Ácido acetilsalicílico (aspirina) retarda o desenvolvimento da rinite e age também como anti-inflamatório, analgésico e antipirético.
Soluções salinas (soro fisiológico) são utilizadas para lavagem nasal. Diferentes soluções salinas estão disponíveis na farmácia.
Pomada nasal: para hidratar a mucosa nasal que geralmente fica muita seca depois de uma rinite.
Imunoterapia: Chamada também de vacina, a imunoterapia é um tratamento que visa dessensibilizar o paciente aos alérgenos. Consiste na injeção de pequenas doses do alérgeno para acostumar o organismo, diminuindo a resposta à sua exposição. A imunoterapia atualmente só existe para os alérgenos mais comuns, como pólen, ácaros, pelo de animais, etc. O tratamento dura alguns anos e não deve ser interrompido sob o risco da perda de eficácia.
Tratamento para Rinite
Tratamentos Naturais

Além dos tratamentos tradicionais, existem também os tratamentos naturais que ajudam na prevenção e também para amenizar os sintomas.

Inalação: As melhores plantas para melhorar a rinite são o eucalipto e o tomilho. Basta ferver uma xícara de água e acrescentar uma gota do óleo essencial de eucalipto e tomilho. Respirar o vapor profundamente. Se preciso for, repita o processo.
Cúrcuma: A cúrcuma é antioxidante, anticancerígena e anti-inflamatória. Favorece o bloqueio da imunoglobulina e previne ou diminui os sintomas de alergias em geral. Saiba como usar a cúrcuma.
Chá Verde: O chá verdetem numerosas propriedades para a saúde e baixo teor de teína, por isso pode ser consumido habitualmente. Em casos de rinite alérgica, o chá verde contém um composto que impede a produção de histamina, diminuindo e aliviando a reação e os sintomas da alergia.
Chá de Alcaçuz: O chá de alcaçuz é outro bom remédio caseiro para a rinite, pois além de descongestionante é também anti-inflamatório. Para preparar esse chá, adicione meia colher (chá) de raiz de alcaçuz triturada em uma xícara de água ao fogo e ferva por 5 minutos. Coe e tome 3 vezes ao dia, após as refeições principais.
Infusão de Gengibre, Limão e Mel: Tanto o gengibre como o limão ajudam muito a melhorar o estado das vias respiratórias. Ferva durante 5 minutos um pedaço de raiz de gengibre picado. Deixe repousar outros 5 minutos, acrescente o sumo de ½ limão e 1 colher de mel antes de consumir.
Solução Salina: a lavagem das narinas com soro fisiológico ou outras soluções salinas é eficiente para eliminar os alérgenos aderidos na mucosa nasal naqueles casos mais leves. A lavagem pode ser feita várias vezes ao dia e pode ser usada para limpar a cavidade antes da aplicações de outros medicamentos.
Alguns Métodos para Aliviar os Sintomas

Beba bastante líquido, água, suco verde, água de coco e principalmente chás quentinhos. Esse vapor do chá ajuda a hidratar as vias respiratórias, melhorando os sintomas.
Mantenha a casa arejada e evite usar tapetes e cortinas.
Dê uma atenção especial ao seu sono: dormir bem é fundamental para sua imunidade.
Umedeça a mucosa nasal com soro fisiológico.
Evite usar roupas guardadas por muito tempo, pois podem conter fungos, um fator alergênico muito comum.
Faça inalações de vapores quentes com óleos essenciais ou sal.
Tratamento para Rinite
Como prevenir a rinite?

Em primeiro lugar, sempre pense em formas de melhorar sua imunidade. Incluir alimentos anti-inflamatórios e minerais como zinco e selênio, além da vitamina C sempre ajuda bastante.
Manter as mãos sempre limpas e evitar colocar as mãos na boca ou no nariz. Os germes ficam nas mãos. É altamente recomendável assoar o nariz ou tossir sempre em um papel ou lenço. Essa é uma boa maneira de evitar que os germes fiquem muito presentes no ambiente.
Beba muito líquido. A água limpa seu corpo! Os chás quentes ajudam a eliminar bactérias e outros vírus, além de hidratar o organismo. Podemos considerar que a água ou chá “dilui” os germes, e isso permite uma eliminação mais rápida. Veja aqui uma ótima receita de chá para melhorar a imunidade.
Respire ar fresco. Isto pode parecer paradoxal, mas o ar fresco pode melhorar a resistência ao frio. Especialmente nos meses de inverno, o organismo é muito vulnerável ao frio.
Faça exercícios físicos regularmente, pois ajuda a desenvolver o sistema imunológico a ser mais resistente contra os invasores (vírus e bactérias).
Invista nos probióticos. Estudos têm mostrado que ingerir probióticosuma vez por dia, pode reduzir em 25% a probabilidade de um resfriado ou uma rinite. Essas bactérias estimulam o sistema imunológico.
Evite o cigarro. Ao fumar, paralisamos os cílios do nariz. Menos germes são retidos e, em seguida, o organismo se enfraquece. Especialistas acreditam que fumar um cigarro pode paralisar os cílios por 30 a 40 minutos.
Reduza o consumo de álcool. Grandes quantidades de álcool destroem o fígado que é um dos principais órgãos responsáveis pela eliminação dos germes. Além do que, o álcool provoca desidratação do organismo e seu uso é contrário à prevenção da gripe.
Pratique meditação e relaxamento. Estudos têm demonstrado que relaxar pode ativar o sistema imunológico. Na verdade, as interleucinas, moléculas importantes no sistema de defesa contra a gripe, rinite e resfriados, são encontradas em maior proporção no fluxo sanguíneo. Você, então, aumenta suas defesas.
Hidrate as vias aéreas. Manter as vias aéreas sempre hidratadas evita doenças respiratórias. Uma inalação com soro fisiológico ou óleos essenciais são uma ótima opção.
E você, o que faz para tratar a rinite?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordo, Não concordo, Importante,