Meu Twitter

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Benefícios da Linhaça


Benefícios da Linhaça

Benefícios da Linhaça

A linhaça é um alimento completo e que, por sua riqueza, não deve faltar na nossa alimentação. Ela auxilia o sistema digestivo e o funcionamento do intestino, e consequentemente deixa a pele mais bonita. A linhaça tem propriedades nutricionais básicas e preventivas — graças aos componentes antioxidantes e anticancerígenos. Além disso, é um poderoso desintoxicante.

É composta de 41% de gordura, 28% de fibras, 21% de proteína e 6% de outros carboidratos (entre eles: açúcares, ácidos fenólicos, lignana e hemicelulose). No entanto, essa gordura tem uma quantidade enorme de ácidos graxos do tipo ômega 3 (usados no combate a obstruções em artérias, responsáveis por doenças do coração).

Na casca da linhaça encontra-se uma mistura de minerais, proteínas e vitaminas. A vitamina E ajuda no funcionamento celular, por isso afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

Lignana

Um dos principais destaques da linhaça é uma substância chamada lignana, que exerce o mesmo papel do estrógeno. Nesse sentido, a semente de linhaça atua de forma parecida com a soja, que possui a isoflavona e fitoesteróide que imita o hormônio feminino.

A lignana atua também na apoptose celular — um mecanismo de defesa que provoca a destruição das células defeituosas (no caso de um câncer, é justamente esse mecanismo de autodestruição que costuma não funcionar).

Benefícios da Linhaça
Diferença entre Linhaça Dourada e Linhaça Marrom

Do ponto de vista nutricional, não há diferença entre os dois tipos: contêm as mesmas quantidades de ômega 3, fibras, vitaminas, minerais, ômega 6 e lignana. A linhaça marrom é produzida em qualquer ambiente, por este motivo ela é mais fácil de encontrar e mais barata. Já a dourada é produzida em ambientes frios, por isso ela tende a conservar melhor as propriedades. Outro ponto positivo da linhaça dourada é que é mais pura: dificilmente terá agrotóxicos, outro motivo por que é mais cara.

Ômega-3 e Ômega-6

Essas duas gorduras atuam juntas e são ótimas para o coração porque ajudam a baixar a taxa de LDL, o mau colesterol. E mais: o ômega-3 é anti-inflamatório, ajuda o corpo a estocar menos gordura e reduz o apetite. Em combinação com a vitamina E, presente no alimento, o ômega-3 e o ômega-6 previnem contra o envelhecimento da pele.

→ Saiba mais sobre os Ômegas 3, 6 e 9.

Benefícios da Linhaça
Por que se deve triturar as sementes de linhaça?

Ainda que as sementes de linhaça colocadas de molho na água sejam um ótimo laxante natural, a linhaça precisa de fato ser moída para que todos seus nutrientes sejam aproveitados.

As sementes possuem uma casca muito espessa, que dificilmente será rompida durante a mastigação, e provavelmente irá atravessar o sistema digestivo intacta. Para que isso não ocorra e todos os nutrientes — principalmente o óleo contido nas sementes — seja bem aproveitado, sempre opte por consumir a linhaça triturada.

Benefícios da Linhaça

Os ácidos graxos da linhaça atuam sobre o metabolismo, aumentando a queima de gordura e facilitando a perda de peso. Auxilia no emagrecimento porque ajuda no funcionamento dos rins, que passam a excretar água e sódio em excesso de maneira mais eficiente, o que colabora para a diminuição do inchaço.
Diminui os sintomas da TPM e da menopausa, pois tem boas quantidades de isoflavona, fitoesteroide e lignana, que controlam os hormônios femininos. Também é benéfica para saúde da pele e dos cabelos.
Boa para glicemia, pois não contém carboidratos e ainda por cima auxilia no controle das taxas de açúcar no sangue. Além disso, o consumo habitual de farinha de linhaça pode aumentar a sensibilidade à insulina, o que pode evitar ou auxiliar no controle da diabete.
A linhaça ajuda a reduzir as taxas de LDL, o colesterol ruim, a linhaça também conseguiu aumentar os níveis de HDL, o bom colesterol. Esse efeito da farinha de linhaça se deve, em parte, ao fato da semente aumentar os níveis de apolipoproteína A1, que é exatamente a maior proteína encontrada no HDL.
Um dos benefícios da linhaça é seu grande potencial anti-inflamatório. Essa capacidade se deve à presença dos antioxidantes, que evitam e combatem o estresse oxidativo, responsável pelo aparecimento de inflamações e uma série de doenças como artrite, colite e outras inflamações.
Ao melhorar os números do colesterol, reduzir as inflamações e combater a obesidade, a linhaça torna-se um dos maiores aliados do coração e de todo o sistema cardiovascular. Níveis menores de colesterol, triglicerídeos e menos inflamação se traduz em vasos sanguíneos desobstruídos e um coração sadio, com batimentos regularizados e sem arritmias.
Como consumir a Linhaça

Linhaça
Deve-se sempre consumir a linhaça moída, pois assim facilita a absorção de seus nutrientes. Na casca dela se concentram proteínas, vitaminas e minerais. Mas, como a casca é muito dura, nosso aparelho digestivo não aproveita bem os nutrientes quando ingerimos a semente inteira. Por isso, a linhaça em forma de farinha é sim mais benéfica.

Para preparar a linhaça moída, bata-a em um liquidificador ou mixer. Não há necessidade que ela vire pó. Depois, ela pode ser guardada na geladeira em um vidro limpo e seco bem fechado. Consuma em até mais ou menos uma semana.

É aconselhável tomar uma colher de sopa por dia, podendo ser a qualquer hora do dia. Se a intenção é ter um bom funcionamento do intestino, tome em jejum; pode ser com água ou com qualquer líquido de sua preferência.

Leite de Linhaça

Benefícios da Linhaça
O leite de linhaça é uma boa opção de leite vegetal, tanto para quem tem intolerância à lactose, quanto para veganos, vegetarianos, ou para aqueles que querem uma opção a mais de ingrediente para suas dietas.

O leite de linhaça não contém colesterol ou lactose. Assim, ele é mais saudável para o coração e para quem tem intolerância ou alergia à lactose. Os ácidos graxos ômega-3 do óleo de linhaça prensado a frio são preservados no leite de linhaça, ajudando na prevenção de doenças. O leite de linhaça é fortificado com vitaminas e minerais, incluindo vitaminas A, B12, e vitamina D. Além disso, é também enriquecido com cálcio. Isso tudo com baixas calorias e sem gorduras trans.

Como fazer o leite de linhaça?

Ingredientes:

½ xícara de sementes de linhaça deixadas de molho – a semente utilizada pode ser tanto a dourada quanto a marrom, já que os dois tipos possuem os mesmos valores nutricionais;
3 xícaras de água filtrada – quantidade de água aproximada para deixar o leite cremoso;
1 colher de sopa de extrato de baunilha (opcional).
Modo de preparo:

Lave meia xícara de sementes de linhaça e deixar escorrer. Armazene-as em um recipiente de vidro com tampa. Antes de fechar o pote, adicione água filtrada. Tampe o recipiente e leve à geladeira. Deixe ali durante aproximadamente 12 horas. Na sequência, você deve acrescentá-la ao liquidificador. Adicione também as três xícaras de água e o extrato de baunilha e bata bem. Em seguida, coe em uma peneira bem fininha.

Óleo de Linhaça

Benefícios da Linhaça
O óleo de linhaça é um dos alimentos mais ricos em Omega 3 e Omega 6. A alta taxa de Omega 3 faz da linhaça um alimento de caráter preventivo à saúde, sendo um importante agente antioxidante e renovador celular. É um ácido graxo essencial que oferece vários benefícios à saúde. Ele favorece o metabolismo da gordura e a produção de energia, regulando as funções celulares e a cicatrização dos tecidos. Os ácidos graxos essenciais são imprescindíveis para o corpo humano; por isso, procure incorporar esse precioso alimento na sua dieta. É preciso tomar cuidado quando comprar o óleo — é preciso que seja de boa procedência, sem misturas e aditivos. O maior problema desse óleo é que ele se oxida muito facilmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordo, Não concordo, Importante,