Meu Twitter

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Benefícios da Aveia


Benefícios da Aveia

Benefícios da Aveia

A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas (especialmente do grupo B e E), carboidratos e fibras.

Dentre tantas substâncias positivas para a saúde, as fibras solúveis merecem destaque, pois estão relacionadas a um bom funcionamento intestinal, à diminuição na absorção de colesterol total e LDL-colesterol e sua manutenção em níveis adequados. A aveia contém uma combinação certa de proteínas e carboidratos que mantém a saciedade.

Porém, para ser eficiente a aveia tem que ser consumida todos os dias.

A aveia contribui para melhorar o bom funcionamento do organismo e é aconselhável como preventivo para muitas doenças e para a manutenção da saúde de diversos órgãos do corpo.

Os flocos de aveia contêm uma boa quantidade de proteína em comparação com outros tipos de cereais. A aveia também contêm fitoquímicos que fornecem uma proteção contra várias doenças crônicas. Um equilíbrio saudável de ácidos graxos proporciona longevidade e boa saúde. Contém vitaminas e minerais essenciais, como o ácido fólico, Vitamina E e Tiamina. Estudos revelaram que o betaglucano contido em flocos de aveia tem a capacidade de controlar as infecções bacterianas no corpo e impedí-las de crescer. Simplificando, a aveia em flocos aumenta a imunidade, facilitando assim uma boa saúde geral e longevidade.

Benefícios da Aveia
Benefícios da Aveia

Contém aminoácidos que estimulam a produção de lecitina no fígado, favorecendo a depuração completa das toxinas do organismo. Consumir aveia é bom para limpar as paredes das artérias, já que a fibra vai “varrendo” os depósitos de gordura que vão se acumulando nos vasos e que podem gerar problemas cardíacos.
Os flocos de aveia são ricos em beta-glucano, uma fibra solúvel que se transforma em gel durante o processo de digestão. Este gel aumenta a viscosidade dos alimentos no estômago e intestino delgado. Como resultado, ele diminui o período de digestão, resultando, assim, numa absorção prolongada de hidratos de carbono. Desta forma, controla os níveis de açúcar no sangue.
Ajuda na digestão saudável através das fibras insolúveis. Estas fibras funcionam movendo o alimento através do intestino para ajudar a tratar a constipação. A fibra nos flocos de aveia facilita o funcionamento regular e saudável do intestino.
Uma alimentação suplementada com aveia garante uma diminuição no nível de colesterol e, por consequência, protege contra doenças cardiovasculares. Esse efeito benéfico do cereal acontece porque a aveia atrapalha fisicamente a absorção de diferentes tipos de gordura no intestino e, por isso, impede sua transformação em colesterol.
Comer uma porção de flocos de aveia todos os dias pode facilitar o controle dos níveis de pressão arterial. Isto também ajuda a reduzir a necessidade de medicação hipertensiva em certos casos. A pressão arterial elevada pode representar sérios riscos à saúde.
Benefícios da Aveia
Como consumir a aveia?

A aveia pode ser encontrada em flocos (grossos ou finos), farelo e farinha. O farelo de aveia é o tipo mais nutritivo e rico em β-glucana. É recomendado de 1 a 2 colheres de sopa diariamente.

A aveia pode ser consumida com água, sucos, leite, frutas, iogurtes, e em alimentos feitos de aveia como biscoitos e pães.

Leite de Aveia

Benefícios da Aveia
O leite de aveia serve como fonte de nutrientes importantes e necessários para o funcionamento adequado do organismo humano. A lista inclui componentes como carboidratos, fibras, proteínas, cálcio, fósforo, ferro, manganês, potássio, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina E. A bebida, inclusive, é uma alternativa de variedade de leite para os adeptos do estilo de vida vegano, que não permite o consumo de alimentos e bebidas que tenham origem animal.

Ingredientes

1 xícara de aveia
2 xícaras de água
1 colher de chá de extrato de baunilha
Deixar a aveia de molho na água por, no mínimo, uma hora. Colocar a aveia com a água e a baunilha no liquidificador e bater. Coar com o auxílio de um pano fino ou peneira e armazenar na geladeira. Dura até três dias.

Onde Comprar Aveia?

A aveia pode ser encontrada em lojas de produtos naturais. Para compra pela Internet, minha recomendação é a Natue. Eles têm uma grande variedade de produtos naturais, incluindo aveia.

E você, costuma incluir a aveia na sua alimentação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordo, Não concordo, Importante,