Meu Twitter

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

10 Remédios Naturais para Prisão de Ventre


10 Remédios Naturais para Prisão de Ventre

10 Remédios Naturais para Prisão de Ventre

A prisão de ventre (constipação) é um problema extremamente comum. Ela pode ser causada pelo estilo de vida (má alimentação, sedentarismo, estresse e ansiedade), medicação ou alguma doença.

Para muitas pessoas, a causa de sua constipação crônica é desconhecida. E por isso acabam convivendo com o problema. O ideal é ir ao banheiro todos os dias. Segundo alguns especialistas, para se ter saúde plena a defecação deve ser feita 3 vezes ao dia, realidade muito distante da maioria das pessoas. É considerado constipação crônica quem vai ao banheiro menos de 4 vezes na semana.

A constipação envolve vários sintomas desagradáveis, como: desconforto ao ir ao banheiro, inchaço abdominal e dor (devido às fezes ficarem duras e secas). Infelizmente, a constipação pode ter um sério efeito negativo na qualidade de vida, bem como a sua saúde física e mental.

Antes de avaliar remédios ou laxantes — altamente agressivos para o intestino —, existem muitas maneiras naturais para ajudar a aliviar a constipação. Confira alguns remédios caseiros naturais — alguns “óbvios”, outros nem tanto — para aliviar melhorar a prisão de ventre. Procure fazer testes e descobrir o que melhor se adéqua ao seu caso.

1. Beba mais Água!

10 Remédios Naturais para Prisão de Ventre
Tomar água adequadamente é o melhor remédio para seu intestino funcionar bem. A água ajuda a distender as paredes dos órgãos envolvidos na digestão, incentivando-os a entrar em ação.

O simples ato de tomar bastante água no seu dia pode revolucionar a saúde do seu intestino e melhora de uma vez por todas o problema de prisão de ventre. Essa é a medida #1 para se tentar. Experimente também a água com gás ou chás.

2. Coma mais Fibra

10 Remédios Naturais para Prisão de Ventre
As fibras vegetais sugam o líquido para o intestino e, consequentemente, as fezes ficam mais hidratadas e aumentam de volume, favorecendo os movimentos que empurram o alimento para a frente durante a digestão. Beba um copo ao acordar para regular seu intestino.

Fibra e água é uma a combinação perfeita para o intestino. Alimentos ricos em fibras são conhecidos por estimularem o intestino: não pense em vegetais e frutas como meros acompanhamentos, mas como partes cruciais de qualquer refeição equilibrada. Esses alimentos não apenas aliviarão a constipação intestinal, como também promoverão a saúde digestiva através da melhora na dieta. Confira alguns exemplos de alimentos com bastante fibras:

Abacates, feijões, brócolis, couves, ervilhas e lentilhas.
Cereais, aveia, chia, arroz marrom e sementes de linhaça.
Framboesa, amoras, morangos, mirtilo e laranjas.
Alface, rúcula, agrião e couve-flor.
Amêndoas, figos secos, ameixa preta, uva passas e olivas.
Mamão, pêssego, abacaxi, coco e pera.
3. Faça Exercícios

10 Remédios Naturais para Prisão de Ventre
Os exercícios físicos proporcionam movimentos no intestino grosso e mudanças hormonais, que provocam efeitos mecânicos no intestino. Isso facilita muito o peristaltismo, que é o movimento feito pelo intestino para empurrar o bolo alimentar.

Outra boa relação entre exercícios e o fim da prisão de ventre é que atividade física melhora o tônus das musculaturas pélvica e abdominal, o que ajuda no processo. É possível também que o alto gasto de energia aumente a necessidade de ingestão de calorias, o que pode influenciar na quantidade total de fibra consumida.

4. Coma Mamão Diariamente

10 Remédios Naturais para Prisão de Ventre
O mamão é famoso como um dos principais alimentos para combater a prisão de ventre. É rico em fibras, sais minerais e tem alto teor de betacaroteno, um antioxidante responsável pela obtenção indireta da vitamina A. Além de dar aquela força para a saúde do intestino, o mamão tem propriedades calmantes e atua como ótimo amigo daqueles que têm um estômago sensível.

O mamão pode ser incluído nas vitaminas, com outras frutas e granola, no suco verde, picadinho com as castanhas e linhaça triturada e batido com ameixa preta e biomassa de banana-verde.Saiba mais sobre os benefícios do mamão.

5. Beba mais Café

10 Remédios Naturais para Prisão de Ventre
Se engana quem acha que ele só serve como aditivo milagroso para manter o corpo acordado e disposto por mais tempo. As propriedades químicas da bebida também são capazes de estimular a movimentação do bolo fecal.

Para muitas pessoas (cerca de ⅓ da população), o café pode aumentar muito a vontade de ir ao banheiro. Isto é porque o café estimula os músculos em seu sistema digestivo. O café também pode conter pequenas quantidades de fibras solúveis que ajudam a prevenir a constipação, melhorando o equilíbrio de suas bactérias intestinais.

6. Ingira Probióticos

10 Remédios Naturais para Prisão de Ventre
Os probióticos podem ajudar a prevenir a constipação crônica. Quando o intestino não funciona muito bem, uma das causas mais comuns é desequilíbrio de bactérias da flora. Os probióticos ajudam equilibrar as bactérias boas e ruins, regulando o intestino.

Os probióticos parecem tratar constipação funcional, aumentando a frequência de evacuações e melhorando a consistência das fezes.

Para incluir probióticos em sua dieta, tente incluir mais alimentos fermentados, iogurte , chucrute e kefir, que contêm bactérias vivas, amigáveis.

Outra ideia é tomar suplementos probióticos. Não se esqueça também dos prebióticos, que são os alimentos para as bactérias como: biomassa de banana verde, frutas, folhas verdes, grãos, fibras. Saiba mais sobre probióticos e prebióticos.

7. Experimente com Suplementação de Magnésio

10 Remédios Naturais para Prisão de Ventre
Infelizmente, no Brasil, há um problema generalizado de deficiência de magnésio no solo, então muitas vezes a suplementação desse mineral é necessária.

O cloreto de magnésio está intimamente relacionado com a digestão e com a capacidade de combater a prisão de ventre. Além do magnésio ser benéfico para vários problemas de saúde, também ajuda melhorar o funcionamento do intestino. Isso porque o cloreto de magnésio melhora a digestão, ajuda no peristaltismo intestinal e colabora para que os músculos e o sistema digestivo relaxem. Saiba mais sobre defiência e suplementação com magnésio.

8. Coma Mais Ameixas Pretas

10 Remédios Naturais para Prisão de Ventre
A Ameixa preta seca é um santo remédio para constipação. Além das fibras, ameixas contem o laxante natural sorbitol, um álcool de açúcar com efeito laxante. Essa propriedade laxativa vem principalmente da casca e da polpa, ambas também úteis para desinchar a barriga.

A ameixa preta e o suco de ameixa são potentes estimuladores da motilidade intestinal, pois contêm o ácido diidroxifenil isatina. Além disso, ela contém sorbitol. Uma substância com efeito de absorver mais água do organismo, e isso, aliado às fibras, acelera o trânsito intestinal. A quantidade ideal é de duas ameixas frescas ou quatro ameixas secas ao dia.

9. Abacate

10 Remédios Naturais para Prisão de Ventre
Além de vitaminas e minerais, a principal vantagem do abacate são suas gorduras boas, e por isso mesmo são as responsáveis por todos os benefícios da fruta para a saúde, inclusive as propriedades laxativas. Essas gorduras monoinsaturadas podem auxiliar muito na lubrificação das fezes. Essa lubrificação impede o principal efeito da constipação e ajuda na hora de evacuar.

O abacate é uma fruta muito versátil e pode ser usado de varias maneiras, em pratos salgados, doces ou in natura (como por exemplo em uma deliciosa batida de abacate com cacau).

10. Linhaça

10 Remédios Naturais para Prisão de Ventre
O segredo da semente de linhaça está nas altas quantidades de mucilagem (fibras solúveis). Quando as sementes de linhaça entram em contato com a água, elas liberam estas fibras fazendo com que os líquidos circundantes vão adquirindo uma característica mais espessa. As fibras solúveis das sementes são capazes de reter as toxinas no organismo e expulsá-las com as fezes muito antes que sejam absorvidas pelo intestino.

A melhor maneira de usar a semente de linhaça é triturar as sementes e acrescentar em iogurtes, frutas, sucos ou vitaminas. Nunca consuma a semente inteira pois, sozinha, ela desidrata o copo (retém água já existente).

Se a constipação é um problema para você, experimente essas dicas ou procure um médico e tente resolver seu problema, intestino funcionando bem te deixa mais saudável e feliz!

E você, tem alguma dica especial para compartilhar?