Meu Twitter

domingo, 29 de maio de 2016

Jesus Cristo nos 2 testamentos

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam

(João 5:39).

Não é só o Novo Testamento que fala de Cristo. No Antigo Testamento encontramos muitos indícios que, vistos superficialmente, parecem não se relacionar com Ele; são tipos que apontam para Cristo. Há muitos detalhes na vida de pessoas significativas ou nos símbolos e tipos da ordem religiosa judaica que falam profeticamente dEle.

Se, por exemplo, observarmos a história de José no livro de Gênesis, vemos inequivocamente o Senhor Jesus nela. No livro de Êxodo O vemos como o Cordeiro pascal, cujo sangue afastava o juízo de Deus. Em Levítico, os vários sacrifícios apontam para Ele. Em Números, a serpente de bronze indica que devemos olhar para a cruz com fé para sermos salvos (João 3:14-15). Ele é o "Profeta" de Deuteronômio e o "Comandante do exército do Senhor", no livro de Josué. No livro de Rute, Ele é o único que tem o direito de resgatar.

Muitos salmos falam de Sua humilhação, Seus sofrimentos, Sua morte e Sua glória. O profeta Isaías mostra como Ele vai para a cruz em nosso lugar, enquanto Zacarias escreveu: "E olharão para mim, a quem traspassaram" (cap. 12:10).

No Novo Testamento, os evangelhos O descrevem em diferentes aspectos da Sua glória: Mateus, como o Rei de Israel; Marcos, como fiel servo de Deus; Lucas, como o Filho do Homem e João, como o Filho de Deus, a Palavra eterna. As epístolas expõem os resultados preciosos de Sua obra no Calvário. E, finalmente, o Apocalipse nos leva ao estado eterno, onde tudo será para a Sua glória.

Meditações sobre o livro 2 crônicas

Tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau

(Efésios 6:13).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE 2 CRÔNICAS (Leia 2 Crônicas 14:1-15)
Asa, o rei fiel, filho e sucessor de Abias, livrou Judá da idolatria. Nosso livro enfatiza o descanso e a paz que o país desfrutou durante a primeira parte do reinado de Asa (vv. 1, 5-7). Ele utilizou esse tempo de paz para construir cidades muradas e fortalecer a defesa do território. O rei nos dá uma importante lição. Certos períodos em nossa vida são tempos de descanso: feriados, momentos livres para lazer e relaxamento. Usemos esses períodos para fortalecer nossa alma lendo a Bíblia e nos aprofundando na verdade. "Toda a armadura de Deus" tem de ser vestida "para que possais resistir no dia mau".

O dia mau veio quando Zerá atacou Asa, mas este estava preparado. Acima de tudo, ele tinha o "escudo da fé"; em outras palavras, a confiança total em Deus. Ela refulge na bela oração do rei no versículo 11. Tal fé era sua maior arma, mais poderosa que seus 580 mil soldados. Um milhão de inimigos estava diante de Asa. Em termos humanos, aquela era uma batalha injusta! No entanto, "quando sou fraco, então, é que sou forte" (2 Coríntios 12:10) continua sendo uma verdade. Deus corresponde à fé de Asa dando-lhe uma brilhante vitória, da qual obtiveram considerável despojo.

A loucura da pregação

Aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado... Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus

(1 Coríntios 1:21-24).

A LOUCURA DA PREGAÇÃO
O evangelista americano Torrey estava saindo da sala depois de pregar sobre a Bíblia, quando uma pessoa desconhecida se aproximou e disse: "Eu admiro a sua convicção e sua sinceridade, mas o que você disse é loucura, como todo o evangelho".

Torrey pegou a sua Bíblia e disse: "Você está certo. Isso é exatamente o que Deus diz em Sua Palavra". ? "Você está brincando. A Bíblia não pode dizer que o evangelho é loucura", respondeu o estranho. ? "Mas é verdade, mesmo assim", Torrey continuou. "Ouça! 'Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus' (1 Coríntios 1:18). Você pode ver que a Palavra de Deus é um teste, um marco em que os caminhos de dois tipos de pessoas se separam: aqueles que estão salvos e os que estão perdidos".

Torrey fechou a Bíblia e estava prestes a sair, mas o homem o deteve. Ele queria saber mais. A Palavra de Deus havia tocado numa ferida: ele reconheceu que era um dos que seriam perdidos. Logo em seguida se entregou a Jesus, o Senhor e Salvador, para receber a salvação. Então, ele pôde dizer: "Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção" (1 Coríntios 1:30).