Meu Twitter

segunda-feira, 9 de maio de 2016

5. Paixão do mundo - Comunidade de Nilópolis

5. Paixão do mundo - Comunidade de Nilópolis

Com Eva de Nilópolis 1998 Eu Quero é Deus Jesus Teu Nome

Na casa de meu Pai - Comunidade de Nilópolis

Comunidade de Nilópolis Ao Vivo Me Falaram

O Verbo se fez carne


Jesus era o Verbo que se fez carne humana

pout pourri de corinhos antigos- ICESO

MAIOR QUE TUDO

Brilhar Por Ti - Ministério Jovem

Probióticos e Prebióticos: Indispensáveis para uma Saúde Perfeita


Probióticos e Prebióticos: Indispensáveis para uma Saúde Perfeita

Probióticos e Prebióticos: Indispensáveis para uma Saúde Perfeita

Intestino: nosso “Segundo Cérebro”

Você pode achar esquisito, mas o intestino é hoje reconhecido como um órgão praticamente inteligente, um “segundo cérebro”. Isso se deve ao fato de ele ser o único órgão do corpo humano capaz de executar funções independentemente do sistema nervoso central (SNC). Em outras palavras, os intestinos também “pensam”, decidem e executam tarefas como um cérebro.

Pra você ter uma ideia, cerca de 90% da serotonina (que é o neurotransmissor do bom humor) é produzido no intestino, e não no cérebro. Isso significa que para pessoas com depressão, muitas vezes a solução está simplesmente em melhorar a saúde do intestino. E quando você fica nervoso ou apreensivo, não é o intestino que você sente (o “frio na barriga”)? Isso tudo diz muito sobre o intestino e esse papel de “segundo cérebro”.

Flora Intestinal

Hoje o intestino e a flora intestinal é objeto de muitos estudos científicos. Nos últimos anos, está acontecendo uma verdadeira revolução científica com as descobertas das funções da flora intestinal. Aquela ideia que a flora intestinal serve simplesmente para facilitar o trânsito das fezes já é bastante ultrapassada.

Hoje sabemos que é fundamental mantermos nossa colônia de bactérias (flora) bastante saudável e rica: isso melhora não só o humor, mas a imunidade do corpo como um todo, sendo essencial para prevenção de inúmeras doenças e condições.

Probióticos e Prebióticos: Indispensáveis para uma Saúde Perfeita

Por isso tudo, é tão importante fornecer probióticos e prebióticos para os intestinos: esses cuidados são essenciais inclusive para prevenção e reversão dos quadros de distúrbios emocionais e problemas mentais. A alimentação moderna, com tanto refinados, aditivados e agrotóxicos, pode estar fazendo com que os intestinos padeçam, dificultando até nossa inteligência.

O que são probióticos?

São micro-organismos vivos (bactérias boas), como os lactobacilos e as bifidobactérias. Depois de consumidos, esses “bichinhos” se dirigem principalmente para o trato gastrointestinal e urogenital, estimulando o funcionamento saudável dessas áreas.

A função dos probióticos é colonizar e proteger a parede intestinal, evitando, assim, que moléculas alergênicas e micro-organismos patogênicos façam mal à saúde. Entre outras benefícios comprovados, acredita-se que a presença desse exército pode evitar a formação de células responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de cólon.

Ao se integrarem à flora do intestino, deixando-a equilibrada, esses “micro-organismos do bem”, auxiliam no trabalho de absorção dos nutrientes, tais como ferro, cálcio e vitaminas do complexo B, entre outros. Dessa forma, o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos aumenta de forma significativa.

Melhorando a saúde com probióticos

Você não precisa estar com diarreia, ter gases ou intestino preso para se beneficiar do uso de probióticos. O benefício está muito além do ambiente intestinal. O corpo humano é um sistema complexo totalmente interligado e conectado, isso já é suficiente para entender que probióticos farão bem para qualquer tipo de doença ou prevenção. Uma pessoa que está tendo infecções com frequência, com intolerância a lactose ou glúten, Alzheimer, diabetes, câncer, qualquer indivíduo se beneficiará da manutenção da integridade do ambiente intestinal. O intestino é a porta de entrada do corpo, é onde são processados todos os alimentos, onde ocorre a absorção e onde pode estar ocorrendo uma guerra, responsável por inflamar todo o seu sistema.

Como consumir probióticos?

Probióticos e Prebióticos: Indispensáveis para uma Saúde Perfeita
Os probióticos podem ser encontrados naturalmente em alimentos fermentados, ou na forma de pó ou cápsulas. A encapsulação dos probióticos é um processo destinado a concentrar e proteger os probióticos, e que oferece um proteção dos mesmos, colaborando, para que as células cheguem vivas e em altas concentrações no intestino humano. A forma mais eficiente e concentrada é a suplementação de cápsulas de probióticos, cuja concentração é de 100 a 1000 vezes maior que a contida num alimento fermentado ou iogurte.

Alimentos fermentados comuns são o chucrute, missô, molho shoyu, queijos, vinagre de maçã orgânico e kefir. Essas bebidas são fermentadas naturalmente, e são as melhores fontes naturais de probióticos. Estes produtos devem ser artesanais, vendidos em casas de produtos naturais, mas também é possível prepará-los em casa.

Em alimentos industrializados presentes no mercado, como leites fermentados e iogurtes. Os iogurtes industrializados tem excesso de açúcar, conservantes e aromatizantes artificias. Além disso eles possuem menos probióticos que os iogurtes caseiros e alguns deles por incrível que pareça são pasteurizados antes da comercialização matando a maioria ou todos os probióticos. Portanto ao comprar produtos industrializados observe se consta a observação de que há probióticos vivos em quantidade suficiente para fazer efeito. Um bom exemplo é o Yakult 40.

E os prebióticos? O que são?

Probióticos e Prebióticos: Indispensáveis para uma Saúde Perfeita
Se os probióticos são as bactérias boas, os prebióticos são o alimento para essas bactérias boas. Os compostos prebióticos são fibras não-digeríveis que funcionam como alimento para as bactérias intestinais benéficas, isto é, os probióticos – daí a importância de apostar na dupla para reorganizar a flora intestinal.

Além de ajudar no sistema imune, atuando com os probióticos, o prebiótico auxilia nas funções intestinais, evitando a constipação, e reduzem a absorção de gorduras e açúcares.

Como consumir prebióticos

Exemplos de prebióticos são: os frutoologosacarídeos (FOS), a pectina, as ligninas e a inulina.

Frutooligosacarídeos estão presentes em alimentos como a cebola, alho, tomate, banana, mel e cereais integrais como a cevada, aveia e trigo. A pectina está presente na entrecasca dos cítricos, do maracujá e na maçã. As ligninas nas cascas de frutas oleaginosas (linhaça, gergelim, amêndoas…) e leguminosas como o feijão azuki. A inulina é encontrada principalmente na raiz da chicória, no alho, cebola, aspargos e alcachofra.

A biomassa de banana verde é considerada um prebiótico bastante poderoso, pois não é digerida no estômago, e chega intacta ao intestino onde servirá de alimento para a flora intestinal.

Probióticos e Prebióticos: Indispensáveis para uma Saúde Perfeita
Benefícios dos Probióticos e Prebióticos

Para finalizar, segue um resuminho de alguns dos tantos benefícios já descobertos ao consumir probióticos e prebióticos:

Aumentam de maneira significativa o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos, pois ocorre maior produção e absorção de vitaminas do complexo B e aminoácidos fundamentais ao sistemas imune e neurotransmissor.
Melhoram a absorção e fixação de cálcio e ferro, além de outros minerais.
Fortalecem o sistema imunológico através de maior produção de células protetoras; portanto na redução do risco de câncer e doenças infecciosas de repetição.
Possuem efeito funcional benéfico no organismo, equilibrando a flora intestinal, atuando na capacidade do organismo se desintoxicar de excessos.
Contribuem com a consistência normal das fezes, prevenindo assim a diarreia e a constipação intestinal por alterarem a microflora colônica propiciando uma microflora saudável.
Melhora os problemas com gases intestinais pois fazem o equilíbrio da flora intestinal.
Reduzem a inflamação crônica, protegendo contra doenças.
Melhora a depressão: o tratamento da inflamação gastrointestinal com probióticos, juntamente com as vitaminas B e D e ômega-3 pode ajudar a reduzir os sintomas depressivos.
Inibem o crescimento de outros micro-organismos maléficos e assim permitem que o intestino execute as suas funções.
Você tem costume de ingerir probióticos e prebióticos? Você costuma dar a importância que seu intestino merece?

9 de maio - Devocional Diário CHARLES SPURGEON #130